22/05/2023 |
A proporcionalidade por meio da Cultura Maker no Ensino de Matemática
|
Douglas Takasu Bomfim de Oliveira |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
12/05/2023 |
Análise de atividades desenvolvidas com 6 º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Educação Matemática Realística.
|
Camilla de Sylos Moreno Medeiros |
Iole de Freitas Druck |
Mestrado |
04/05/2023 |
Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada
|
Klaudia Craveiro da Cunha Moretta |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
01/12/2022 |
Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos.
|
Arlis dos Santos Amorim |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
29/11/2022 |
Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas
|
Jean Carlo Paes Rocatelli |
Barbara Corominas Valério |
Mestrado |
22/11/2022 |
Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
|
Lucas Decaro dos Santos da Silva |
Silvia Nagib Elian |
Mestrado |
24/06/2022 |
O ensino-aprendizagem de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional
|
Thiago Dutra de Araújo |
Viviana Giampaoli |
Mestrado |
09/12/2021 |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores
|
Lucas Ricardo de Souza |
Cristina Cerri |
Mestrado |
29/06/2020 |
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem
|
Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa |
Claudia Cueva Candido |
Mestrado |
28/05/2020 |
Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à Álgebra
|
Youssef Ahmed Abbas |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
10/03/2020 |
O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realística
|
Dayene Ferreira dos Santos |
Vera Helena Giusti de Souza |
Mestrado |
04/03/2020 |
Pavimentações do plano com caleidoscópios no desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com professores
|
Vitor Hugo Matias dos Santos |
Ana Paula Jahn |
Mestrado |
14/02/2020 |
Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental
|
Pedro Pereira da Silva |
David Pires Dias |
Mestrado |
16/12/2019 |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade
|
Thiago Picos de Morais |
Marcos Nascimento Magalhaes |
Mestrado |
13/12/2019 |
Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera
|
Thales Graça Athanasio |
Barbara Corominas Valério |
Mestrado |
11/12/2019 |
Modelagem matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo
|
José Ocimar Barros de Souza |
Barbara Corominas Valério |
Mestrado |
03/12/2019 |
Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
|
Diana Simões Ferreira |
Viviana Giampaoli |
Mestrado |
12/11/2019 |
A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo
|
Jéssica Rocha Batista |
David Pires Dias |
Mestrado |
04/07/2019 |
Análise de questões do Novo ENEM relativas à Proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo
|
Ramon Dantas da Costa |
Cristina Cerri |
Mestrado |
28/05/2019 |
Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas
|
Wilian Oliveira Rocha |
Elvia Mureb Sallum |
Mestrado |
15/05/2019 |
Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental
|
Leonardo Cascio de Souza |
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
Mestrado |
21/03/2019 |
Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental
|
Renato Martins |
Cristina Cerri |
Mestrado |
27/02/2019 |
Transformação de frações em números: uma experiência no Ensino Fundamental
|
Izabela Cesario Correa Ananias |
Ana Paula Jahn |
Mestrado |
18/02/2019 |
O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes
|
Daniel Takahashi Demetrio de Aquino |
Ricardo Bianconi |
Mestrado |
09/01/2019 |
O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional
|
Ronaldo Ramunno |
Ricardo Bianconi |
Mestrado |
07/12/2018 |
Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
|
Roseli Rocha Teixeira |
Cristina Cerri |
Mestrado |
28/11/2018 |
O currículo de matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica
|
Rodrigo Batista de Oliveira |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
23/11/2018 |
Construções dos elementos na educação básica
|
Ricardo Separovic Seerban |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
05/07/2018 |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo
|
Elaine Regina Marquezin Marinho |
Francisco Cesar Polcino Milies |
Mestrado |
09/02/2018 |
Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço
|
Cynthia Militão Domingos |
Ana Paula Jahn |
Mestrado |
08/02/2018 |
Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II
|
Roney Lima do Nascimento |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
15/12/2017 |
Argumentação e prova matemática na educação básica
|
André Rodrigues Rosale |
Martha Salerni Monteiro |
Mestrado |
13/12/2017 |
Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas
|
Paola Burgatt Meneghesso |
Barbara Corominas Valério |
Mestrado |
13/12/2017 |
Ensino de Estatística por meio de jogos
|
Ana Olívia Ramos Pires Justo |
Marcos Nascimento Magalhaes |
Mestrado |
11/12/2017 |
Sobre dificuldades no ensino/aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental
|
Ronaldo Bezerra Nobre |
Iole de Freitas Druck |
Mestrado |
07/12/2017 |
Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos
|
Nilo Gonçalves Barbedo |
Oscar Joao Abdounur |
Mestrado |
21/11/2017 |
Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins
|
Rodrigo Ruiz Campos |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
06/07/2017 |
Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização
|
Tadeu Alexandre de Araújo |
Antonio Luiz Pereira |
Mestrado |
23/06/2017 |
"Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica"
|
Eder Alencar Silva |
Lisbeth Kaiserlian Cordani |
Mestrado |
31/05/2017 |
História da Matemática e Cinema: o caso da criptografia
|
Fabiana de Souza Bomfim |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |
24/05/2017 |
Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental
|
Valter Magalhães Costa |
Iole de Freitas Druck |
Mestrado |
18/05/2017 |
"Ensino de Isometrias na Educação Básica: Uma aplicação didática em sala de aula"
|
Debora Costa Cona |
Claudia Cueva Candido |
Mestrado |
26/04/2017 |
Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos
|
Fernando Pavan Guido |
Iole de Freitas Druck |
Mestrado |
29/03/2017 |
Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira
|
Diogo Oliveira Soares |
Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
Mestrado |
14/12/2016 |
Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática.
|
Renan Sanchez Viestel |
Martha Salerni Monteiro |
Mestrado |
14/12/2016 |
Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica
|
Vinicius Alves Rodrigues |
Marcos Nascimento Magalhaes |
Mestrado |
12/12/2016 |
Ensino de logaritmos por meio de investigações matemáticas feitas em sala de aula
|
Daniel Cergoli |
Martha Salerni Monteiro |
Mestrado |
07/12/2016 |
Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio
|
Artur Alberti Gaban |
David Pires Dias |
Mestrado |
23/11/2016 |
Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e Geogebra
|
Herbert Wesley Azevedo |
Rosa Maria dos Santos Barreiro Chaves |
Mestrado |
23/11/2016 |
Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior
|
Thiago Augusto Corrêa Peleias |
David Pires Dias |
Mestrado |
18/11/2016 |
Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos.
|
Joyce Paula da Silva |
Claudia Cueva Candido |
Mestrado |
28/06/2016 |
Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico
|
Marco Antonio da Silva Ribeiro |
Ana Paula Jahn |
Mestrado |
27/06/2016 |
Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio
|
Caio Cesar Santos Diniz |
Viviana Giampaoli |
Mestrado |
02/06/2016 |
A estatística na escola básica - uma prática de inferência informal
|
Apolo Rubens de Camargo |
Lisbeth Kaiserlian Cordani |
Mestrado |
25/05/2016 |
Análise das contribuições dos Objetos Educacionais Digitais para a construção do conhecimento em Matemática na Educação Básica
|
Mateus Coqueiro Daniel de Souza |
Maria Cristina Bonomi |
Mestrado |
13/05/2016 |
Ensino de estatística através de projetos
|
Mariana Ribeiro Busatta Barberino |
Marcos Nascimento Magalhaes |
Mestrado |
02/05/2016 |
Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
|
Liliane Soares de Siqueira Feola |
Francisco Cesar Polcino Milies |
Mestrado |
19/04/2016 |
Argumentação e prova na matemática escolar
|
Aline dos Reis Matheus |
Claudia Cueva Candido |
Mestrado |
15/04/2016 |
Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio
|
Ana Luiza Festa Ozores |
Barbara Corominas Valério |
Mestrado |
15/04/2016 |
Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística
|
Claudio Roberto de Oliveira |
Lisbeth Kaiserlian Cordani |
Mestrado |
09/12/2015 |
Sequências e séries: Uma proposta duvaliana para a educação básica
|
Caio Moura Quina |
Oscar Joao Abdounur |
Mestrado |
01/07/2015 |
Resolução de problemas e representações semióticas: uma experiência no ensino médio inspirada no rali matemático
|
Marília Prado |
Ana Paula Jahn |
Mestrado |
23/02/2015 |
Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo análise combinatória
|
Wanessa Aparecida Trevizan de Lima |
Antonio Carlos Brolezzi |
Mestrado |