Não autenticado |

Trabalhos do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Data de defesa Título Aluno Orientador Nível
22/05/2023 A proporcionalidade por meio da Cultura Maker no Ensino de Matemática Biblioteca Digital da USP Douglas Takasu Bomfim de Oliveira Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
12/05/2023 Análise de atividades desenvolvidas com 6 º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. Biblioteca Digital da USP Camilla de Sylos Moreno Medeiros Iole de Freitas Druck Mestrado
04/05/2023 Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada Biblioteca Digital da USP Klaudia Craveiro da Cunha Moretta Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
01/12/2022 Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. Arlis dos Santos Amorim Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
29/11/2022 Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas Jean Carlo Paes Rocatelli Barbara Corominas Valério Mestrado
22/11/2022 Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual Lucas Decaro dos Santos da Silva Silvia Nagib Elian Mestrado
24/06/2022 O ensino-aprendizagem de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional Thiago Dutra de Araújo Viviana Giampaoli Mestrado
09/12/2021 Geometrias não-Euclidianas na formação de professores Lucas Ricardo de Souza Cristina Cerri Mestrado
29/06/2020 Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa Claudia Cueva Candido Mestrado
28/05/2020 Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à Álgebra Youssef Ahmed Abbas Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
10/03/2020 O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realística Dayene Ferreira dos Santos Vera Helena Giusti de Souza Mestrado
04/03/2020 Pavimentações do plano com caleidoscópios no desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com professores Vitor Hugo Matias dos Santos Ana Paula Jahn Mestrado
14/02/2020 Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental Pedro Pereira da Silva David Pires Dias Mestrado
16/12/2019 Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade Thiago Picos de Morais Marcos Nascimento Magalhaes Mestrado
13/12/2019 Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera Thales Graça Athanasio Barbara Corominas Valério Mestrado
11/12/2019 Modelagem matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo José Ocimar Barros de Souza Barbara Corominas Valério Mestrado
03/12/2019 Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental Diana Simões Ferreira Viviana Giampaoli Mestrado
12/11/2019 A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo Jéssica Rocha Batista David Pires Dias Mestrado
04/07/2019 Análise de questões do Novo ENEM relativas à Proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo Ramon Dantas da Costa Cristina Cerri Mestrado
28/05/2019 Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas Wilian Oliveira Rocha Elvia Mureb Sallum Mestrado
15/05/2019 Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental Leonardo Cascio de Souza Circe Mary Silva da Silva Dynnikov Mestrado
21/03/2019 Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental Renato Martins Cristina Cerri Mestrado
27/02/2019 Transformação de frações em números: uma experiência no Ensino Fundamental Izabela Cesario Correa Ananias Ana Paula Jahn Mestrado
18/02/2019 O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes Daniel Takahashi Demetrio de Aquino Ricardo Bianconi Mestrado
09/01/2019 O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional Ronaldo Ramunno Ricardo Bianconi Mestrado
07/12/2018 Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula Roseli Rocha Teixeira Cristina Cerri Mestrado
28/11/2018 O currículo de matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica Rodrigo Batista de Oliveira Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
23/11/2018 Construções dos elementos na educação básica Ricardo Separovic Seerban Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
05/07/2018 A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo Elaine Regina Marquezin Marinho Francisco Cesar Polcino Milies Mestrado
09/02/2018 Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço Cynthia Militão Domingos Ana Paula Jahn Mestrado
08/02/2018 Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II  Roney Lima do Nascimento Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
15/12/2017 Argumentação e prova matemática na educação básica André Rodrigues Rosale Martha Salerni Monteiro Mestrado
13/12/2017 Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas Paola Burgatt Meneghesso Barbara Corominas Valério Mestrado
13/12/2017 Ensino de Estatística por meio de jogos Ana Olívia Ramos Pires Justo Marcos Nascimento Magalhaes Mestrado
11/12/2017 Sobre dificuldades no ensino/aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental Ronaldo Bezerra Nobre Iole de Freitas Druck Mestrado
07/12/2017 Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos Nilo Gonçalves Barbedo Oscar Joao Abdounur Mestrado
21/11/2017 Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins Rodrigo Ruiz Campos Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
06/07/2017 Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização Tadeu Alexandre de Araújo Antonio Luiz Pereira Mestrado
23/06/2017 "Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica" Eder Alencar Silva Lisbeth Kaiserlian Cordani Mestrado
31/05/2017 História da Matemática e Cinema: o caso da criptografia Fabiana de Souza Bomfim Antonio Carlos Brolezzi Mestrado
24/05/2017 Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental Valter Magalhães Costa Iole de Freitas Druck Mestrado
18/05/2017 "Ensino de Isometrias na Educação Básica: Uma aplicação didática em sala de aula" Debora Costa Cona Claudia Cueva Candido Mestrado
26/04/2017 Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos Fernando Pavan Guido Iole de Freitas Druck Mestrado
29/03/2017 Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira Diogo Oliveira Soares Circe Mary Silva da Silva Dynnikov Mestrado
14/12/2016 Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática. Renan Sanchez Viestel Martha Salerni Monteiro Mestrado
14/12/2016 Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica Vinicius Alves Rodrigues Marcos Nascimento Magalhaes Mestrado
12/12/2016 Ensino de logaritmos por meio de investigações matemáticas feitas em sala de aula Daniel Cergoli Martha Salerni Monteiro Mestrado
07/12/2016 Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio Artur Alberti Gaban David Pires Dias Mestrado
23/11/2016 Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e Geogebra Herbert Wesley Azevedo Rosa Maria dos Santos Barreiro Chaves Mestrado
23/11/2016 Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior Thiago Augusto Corrêa Peleias David Pires Dias Mestrado
18/11/2016 Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos. Joyce Paula da Silva Claudia Cueva Candido Mestrado
28/06/2016 Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico Marco Antonio da Silva Ribeiro Ana Paula Jahn Mestrado
27/06/2016 Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio Caio Cesar Santos Diniz Viviana Giampaoli Mestrado
02/06/2016 A estatística na escola básica - uma prática de inferência informal Apolo Rubens de Camargo Lisbeth Kaiserlian Cordani Mestrado
25/05/2016 Análise das contribuições dos Objetos Educacionais Digitais para a construção do conhecimento em Matemática na Educação Básica Mateus Coqueiro Daniel de Souza Maria Cristina Bonomi Mestrado
13/05/2016 Ensino de estatística através de projetos Mariana Ribeiro Busatta Barberino Marcos Nascimento Magalhaes Mestrado
02/05/2016 Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade Liliane Soares de Siqueira Feola Francisco Cesar Polcino Milies Mestrado
19/04/2016 Argumentação e prova na matemática escolar Aline dos Reis Matheus Claudia Cueva Candido Mestrado
15/04/2016 Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio Ana Luiza Festa Ozores Barbara Corominas Valério Mestrado
15/04/2016 Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística Claudio Roberto de Oliveira Lisbeth Kaiserlian Cordani Mestrado
09/12/2015 Sequências e séries: Uma proposta duvaliana para a educação básica Caio Moura Quina Oscar Joao Abdounur Mestrado
01/07/2015 Resolução de problemas e representações semióticas: uma experiência no ensino médio inspirada no rali matemático Marília Prado Ana Paula Jahn Mestrado
23/02/2015 Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo análise combinatória Wanessa Aparecida Trevizan de Lima Antonio Carlos Brolezzi Mestrado